10 Benefícios do chá de erva-doce e como preparar

Categoria: Dicas
10/07/2018

A erva-doce, também chamada de anis, é uma planta de flores delicadas que dá sementinhas das quais é feito o chá de erva-doce. Suas folhas lembram as da salsinha. Sua origem é Europa e Oriente Médio, mas no período da colonização os portugueses a trouxeram para o Brasil e, desde então, ela é amplamente cultivada e apreciada na cultura brasileira. Conheça seus benefícios à saúde e como fazer o chá.

10 Benefícios do chá de erva-doce
São muitos os benefícios que o chá de erva-doce promove à saúde, graças às suas propriedades, que são: diurético, anti-inflamatório, antiespasmódico, relaxante, estimulante, antioxidante, antirreumático e vermífugo. Saiba como elas atuam no organismo.

1. Atua como antioxidante
O chá de erva-doce, mas em especial o extrato de suas sementes, oferece um efeito benéfico ao organismo no combate ao excesso de radicais livres que oxidam as células. Assim, a erva-doce colabora no controle do envelhecimento precoce e de o surgimentos de doenças causadas por células danificadas, como o câncer.

2. Combate a fungos
Da mesma forma que o efeito antioxidante, o combate a fungos promovido pelo chá da erva-doce é possível, porém é mais evidente quando utiliza-se o extrato das sementes, por causa da sua concentração. Mesmo assim, o chá é benéfico para tratar problemas causados por fungos, interna ou externamente, junto com o tratamento médico.

3. Alívio dos sintomas da menopausa
Existem diversos sintomas da menopausa, mas o que todas as mulheres sentem no dia a dia são os calorões, alterações de humor repentinas e dificuldade para dormir. Nesse sentido, o chá da erva-doce, tomado dentro de uma alimentação saudável e com uma rotina de atividade física, pode oferecer um equilíbrio dos sintomas.

4. Tratamento de úlceras
Embora o uso do chá da erva-doce não substitua a consulta ao gastroenterologista para tratar uma úlcera, ele é muito eficiente como reforço no tratamento. Se sofre com um problema estomacal desse tipo, fale com seu médico sobre tomar chá de erva-doce, mas fique atento caso haja algum efeito colateral pelo fato de estar consumindo outro tipo de medicação junto.

5. Antidiabético
Esse outro benefício mostra melhor efeito quando se faz uso do extrato das sementes da erva-doce, mas com o chá também é possível obter resposta positiva. O que ocorre é que a planta tem a capacidade de inibir em até 94% a ação das enzimas que provocam o aumento das taxas de glicose no sangue.

6. Bactericida
As bactérias que atacam o organismo podem provocar diversas reações, conforme o tipo. Mas o chá da erva-doce tem uma excelente ação no impedimento do desenvolvimento de bactérias, em especial dos tipos Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Kleybisiela pneumoniae, que atacam o intestino, a pele e os pulmões.

7. Combate a cólicas
As cólicas intestinais, uterinas, estomacais e dores de bexiga podem ser controladas com o chá da erva-doce porque ele tem uma ação relaxante sobre os músculos desses órgãos, que causam dor quando se contraem.

8. Analgésico
Se procura evitar remédios para dor com a aspirina, uma boa opção para substitui-los é tomando um chá de erva-doce. Mas só tome se não estiver fazendo uso de medicação que altere funções cognitivas, ou o efeito do remédio poderá sofrer alterações.

9. Alívio de asma e bronquite
Quem sofre com problemas respiratórios pode experimentar o chá da erva-doce como tratamento para aliviar os sintomas de asma e bronquite. Mas de preferência, para um efeito mais acentuado, deve-se utilizar o extrato das sementes.

10. Combate a doenças infecciosas
Em infecções causadas por vírus o chá de erva-doce também pode ajudar, mas como parte do tratamento. Seu efeito tende a ser melhor em doenças simples, como gripe e resfriado, do que ataque de vírus em casos mais graves. A consulta ao médico é indispensável.

Esse chá emagrece?
Não há pesquisas científicas que atestem a eficácia do chá de erva-doce especificamente para o emagrecimento. As propriedades benéficas que você viu anteriormente, entretanto, podem contribuir para isso. Por ser calmante, ele ajuda a evitar aquela ansiedade que causa gula. Também contribui para manter a saciedade e tem efeito diurético, ajudando a reduzir o inchaço.

 

Como preparar
Fazer o chá das sementes de erva-doce é muito simples, usando apenas água e as sementes. Mas se quiser, pode adicionar gengibre, canela e obter os efeitos benéficos dessas substâncias também. Veja uma sugestão de receita mais incrementada.

Ingredientes

1 litro de água;
1 colher de sopa de sementes de erva-doce;
1 pauzinho de canela;
2 centímetros de gengibre.


Modo de preparo

1. Coloque a água para aquecer e desligue assim que começar a chiar.
2. Coloque os demais ingredientes e deixe descansar por 5 minutos, fazendo a infusão.
3. Depois é só coar e beber ao longo do dia. Evite guardar para o dia seguinte para que o chá não perca suas propriedades.

Grávida pode tomar chá de erva-doce?
Não há mal em tomar o chá quando se está grávida. Porém, como tudo, é melhor não exagerar e ter a liberação do obstetra, já que cada mulher tem um organismo diferente. O chá não é recomendado no caso de estar fazendo tratamento com antidepressivos ou outros medicamentos para efeito cerebral.


Mas de modo geral, esse chá poderá ajudar a gestante com seu efeito calmante, alívio de azia e náuseas, e regulação do intestino.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.


Fonte: dicasonline

VOLTAR
Adquira o seu
Cartão Abimar

Para fazer o cadastro, você precisa apresentar em uma de nossas lojas: CPF, RG, comprovante de renda e residência. Faça já o seu!

2ª VIA DO BOLETO