Como consumir aveia no dia a dia: 5 formas

Categoria: Dicas
21/08/2018

Se consumir aveia não faz parte da sua rotina, trate de mudar isso o quanto antes. Esse cereal é rico em fibras, e além de ajudar na perda de peso traz benefícios para o coração, a pele e o sangue, sendo uma das melhores opções para quem sofre de diabetes.

 

O ideal é consumir cerca de 30 gramas por dia, e para isso não é preciso enfiar a colher em um pote de aveia e comer pura. Veja opções para incluir o cereal nas refeições e, aos poucos, usufruir de seus benefícios.

 

5 Formas de consumir aveia no dia a dia
Antes de mais nada é bom que você entenda as diferenças entre farelo, farinha e flocos de aveia, já que cada um tem modos de preparo e consumo diferentes.

 

A forma mais utilizada é o farelo de aveia, obtido através da casca dos grãos e rico em fibras solúveis e insolúveis. Já a farinha de aveia é obtida a parte da moagem da parte interna do cereal e costuma ser usada para substituir a farinha branca em massas.

 

Por fim, a aveia em flocos nada mais é do que os grãos prensados e com seu valor nutricional completamente intacto. É muito utilizada no café da manhã para dar sensação de saciedade.

 

Veja como consumir aveia nessas três versões no seu dia a dia.

 

Mingau de aveia
Pode até ser comida de bebê, mas o mingau de aveia dá uma energia e tanto para começar o dia ou aquecer nos dias mais frios devido aos carboidratos de baixo índice glicêmico, proteínas e fibras.

 

Você pode usar tanto aveia em flocos quanto em farelo, mas o ideal é que o leite seja desnatado. Se quiser acrescentar açúcar, prefira o mel e dê um toque de canela para acelerar o metabolismo.

 

Frutas com aveia
Quer um lanche da tarde ou até café da manhã que lhe dê saciedade? Experimente cortar algumas frutas, como banana, maçã e mamão, e completar com flocos de aveia.

 

Além de saciar, essa combinação lhe dá a energia necessária para o dia todo, já que a aveia é fonte de carboidrato e fibras, e as frutas fornecem vitaminas e minerais essenciais. Só não deixe de consumir água junto, pois as fibras são hidrossolúveis.

 

Iogurte com aveia
Os probióticos presentes no iogurte melhoram o funcionamento do intestino. Logo, consumir aveia junto desse alimento só trará benefícios para sua digestão e trânsito intestinal.

 

Em média, um copo de iogurte desnatado com duas colheres de sopa de flocos de aveia contém 3,5 gramas de fibras. Para quem sofre de prisão de ventre esse é um santo remédio.

 

Mix de cereais
Para potencializar os benefícios da aveia experimente juntar outros cereais, frutos secos e oleaginosas, como linhaça, chia, uva passa, amêndoas e nozes, e fazer uma mistura para acrescentar em frutas ou no iogurte.

 

Massas
A farinha de aveia é um excelente substitutivo para a farinha branca, pois ao contrário dessa não contém as calorias vazias e é rica em fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico.

 

Isso significa que você pode fazer massas mais saudáveis para bolos, pães, panquecas, tortas, pizzas e outras comidas. Atente-se somente à quantidade usada, que pode variar dependendo da substituição.

 

Benefícios de consumir aveia no dia a dia
Que a aveia é excelente para o intestino e para a ajudar a perder peso você já sabe, mas ela também previne a diabetes, pois promove o controle glicêmico. As fibras retardam a absorção dos carboidratos ingeridos, o que evita os picos de açúcar no sangue.

 

Outro benefício associado ao consumo de aveia é o controle do colesterol ruim graças à betaglucana, fibras hidrossolúveis que direcionam a gordura dos alimentos diretamente para o intestino e evitam a absorção pela corrente sanguínea.

As vitaminas B1, B2 e E ainda auxiliam na formação celular, síntese das proteínas e metabolismo dos carboidratos e lipídeos.

 


Fonte: dicasonline

VOLTAR
Adquira o seu
Cartão Abimar

Para fazer o cadastro, você precisa apresentar em uma de nossas lojas: CPF, RG, comprovante de renda e residência. Faça já o seu!

2ª VIA DO BOLETO